Vem e Segue-me...

Cazuza dizia: “Ideologia eu quero uma para viver!”
Raul Seixas dizia: “Viva a sociedade alternativa!”
     Jesus Cristo quando esteve aqui na terra fez o chamado para Mateus “Vem e Segue-me” (Mt 9.9) fez também para o Jovem Rico “Vem e Segue-me” (Mt 19.21) fez o mesmo chamado a Felipe (Jo 1.43) Jesus também disse a Pedro depois da sua ressurreição (Jo21.19) quando estava  restaurando-o ao apostolado. Duas outras pessoas foram chamadas por Jesus a narrativa diz “Outro” a narrativa não diz o nome (Luc 9.59-61).
     Temos então Mateus, Felipe, Pedro que tiveram o convite de Jesus e responderam positivamente, temos por outro lado o “Jovem Rico” e duas outras pessoas que o texto diz “outro” que respondem negativamente, ao chamado de Jesus. Todos são chamados mas nem todos respondem positivamente.
     Jesus nunca esperou seguidores voluntários, ele os chamou com autoridade divina, e esperou deles uma resposta, a iniciativa sempre é de Deus em nos chamar para sermos participantes do reino de Deus.
     Mateus (nos evangelhos de Marcos e Lucas ele é citado como Levi) era um cobrador de impostos, hoje seria um fiscal da Receita Federal alguém instruído, bom salário, etc. Ele imediatamente deixou a coletoria de impostos e seguiu literalmente a Jesus, deixou seu emprego, para seguir a luz dos homens. Pedro era um micro-empresário na área de pesca e também deixou tudo e seguiu a Jesus. Não temos a profissão de Felipe. Mas sabemos que ele seguiu a Jesus.
     Para que alguém seguisse a Jesus deveria deixar a antiga “vocação” para abraçar o novo estilo de vida. Pedro, o Cristianismo não é um esquema doutrinário, ou um sistema filosófico, ele está centrado em uma pessoa logo precisamos segui-lo, estar perto dele, o evangelista João diz que Jesus é a luz (Jo1.4) para sermos iluminados pela luz natural precisamos estar próximos dela. Caso contrário a luz não iluminará.
     O primeiro “outro” disse que antes de seguir a Jesus ele gostaria de sepultar o pai. Jesus então diz que “Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” o “outro” diz: “Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.  Mas Jesus lhe replicou: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” Seguir a Jesus exige um sentido de urgência, imediatismo, é aquele tesouro escondido em um campo que alguém descobre, vende tudo o que tem e compra aquela propriedade.
     E você? O mestre esta chamando! 
Pr Cristiano Scuciatto

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Sinceridade


      Sinceridade é uma coisa que anda em falta entre amigos. Está cada vez mais difícil encontrá-la. Mas ainda existe, o que é bom. Porque não há amizade que perdure num clima de falsidade, enganos. Sinceridade é pré-requisito para um relacionamento duradouro.
      Há ocasiões em que é preciso dizer verdades que um amigo precisa ouvir, mas nos calamos, por medo de que sejamos mal interpretados e o relacionamento se quebre. Se resolvemos mesmo deixar pra lá alguma coisa, isso não significa que houve falta, de nossa parte, de sinceridade. Mas se decidimos abrir o coração, que seja com amor e respeito. Tire o respeito e amizade e, como diz Cícero, "você a privará de sua qualidade mais admirável".
      Pessoas amigas precisam ser sinceras. Se você se sentir ofendido, não se magoe nem se afaste, mas procure seu amigo. Entre vocês não deve haver problemas pendentes. Na experiência relacional acontece de magoarmos sim, por atos e palavras. São mancadas, devem ser perdoadas, ao invés dos distanciamentos e sumiços inexplicáveis.
      Amigo falha e nós também. Para que se exigir somente do outro a sinceridade? É preciso reconhecer também nossos erros e, por mais difícil que seja, temos de aprender a ouvir e "dar o braço a torcer": Desculpe, eu errei, e a amizade, ainda que balance, não cairá, ficará mais firme e mais madura. Se o procedimento não for esse, aí sim, faltamos com a sinceridade e a amizade é rompida.
      Como são boas e importantes as verdadeiras e sinceras amizades. Mas, nada de "poder" de um sobre o outro, a não ser respeito para com as diferenças e muita igualdade nos deveres e direitos.
      Boas e sinceras amizades são grandes valores da vida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)