Vem e Segue-me...

Cazuza dizia: “Ideologia eu quero uma para viver!”
Raul Seixas dizia: “Viva a sociedade alternativa!”
     Jesus Cristo quando esteve aqui na terra fez o chamado para Mateus “Vem e Segue-me” (Mt 9.9) fez também para o Jovem Rico “Vem e Segue-me” (Mt 19.21) fez o mesmo chamado a Felipe (Jo 1.43) Jesus também disse a Pedro depois da sua ressurreição (Jo21.19) quando estava  restaurando-o ao apostolado. Duas outras pessoas foram chamadas por Jesus a narrativa diz “Outro” a narrativa não diz o nome (Luc 9.59-61).
     Temos então Mateus, Felipe, Pedro que tiveram o convite de Jesus e responderam positivamente, temos por outro lado o “Jovem Rico” e duas outras pessoas que o texto diz “outro” que respondem negativamente, ao chamado de Jesus. Todos são chamados mas nem todos respondem positivamente.
     Jesus nunca esperou seguidores voluntários, ele os chamou com autoridade divina, e esperou deles uma resposta, a iniciativa sempre é de Deus em nos chamar para sermos participantes do reino de Deus.
     Mateus (nos evangelhos de Marcos e Lucas ele é citado como Levi) era um cobrador de impostos, hoje seria um fiscal da Receita Federal alguém instruído, bom salário, etc. Ele imediatamente deixou a coletoria de impostos e seguiu literalmente a Jesus, deixou seu emprego, para seguir a luz dos homens. Pedro era um micro-empresário na área de pesca e também deixou tudo e seguiu a Jesus. Não temos a profissão de Felipe. Mas sabemos que ele seguiu a Jesus.
     Para que alguém seguisse a Jesus deveria deixar a antiga “vocação” para abraçar o novo estilo de vida. Pedro, o Cristianismo não é um esquema doutrinário, ou um sistema filosófico, ele está centrado em uma pessoa logo precisamos segui-lo, estar perto dele, o evangelista João diz que Jesus é a luz (Jo1.4) para sermos iluminados pela luz natural precisamos estar próximos dela. Caso contrário a luz não iluminará.
     O primeiro “outro” disse que antes de seguir a Jesus ele gostaria de sepultar o pai. Jesus então diz que “Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” o “outro” diz: “Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.  Mas Jesus lhe replicou: “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.” Seguir a Jesus exige um sentido de urgência, imediatismo, é aquele tesouro escondido em um campo que alguém descobre, vende tudo o que tem e compra aquela propriedade.
     E você? O mestre esta chamando! 
Pr Cristiano Scuciatto

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário