Verdade, um papo sério

             
            A mentira é fruto da natureza pecaminosa do homem, a carne, que o leva a cometer todo tipo de perversidade. Infelizmente, mesmo depois da conversão, essa natureza permanece no homem, isto é, se ele não tomar cuidado, pode cair em pecado.
            Por isso, o crente deve ter uma íntima comunhão com o Senhor e dar lugar para o Espírito Santo agir em seu coração constantemente. Caso contrário, a carne o domina, e ele continua fazendo um monte de coisas que não agradam a Deus. Ele nos ordena que vivamos uma vida limpa, transparente e honesta, para que sejamos um bom testemunho para este mundo corrompido (I Pedro 2.12).

Saiba por que mentir não vale a pena

·        Mentir tem perna curta – alguns mentirosos conseguem sustentar até certo ponto, porém são traídos pela própria mente: o comportamento de mentira produz ansiedade, que é responsável por dar aquele “branco”, ou seja, não nos deixa lembrar daquilo que desejamos. Logo surgem as contradições, e o mentiroso é desmascarado. A Bíblia nos diz que, uma hora ou outra, o nosso pecado nos acha (Números 32.23).
·        Pequenas mentiras, grandes estragos – aquela “mentirinha” boba, que você acha que não tem nada a ver também é pecado. Mentira é mentira, não importa a situação ou o nível em que ela se encontra. É como uma pequena bola de neve no topo de uma montanha: quanto mais avança, maior fica, produzindo uma tremenda avalanche.
·        Quem mente é adotado pelo diabo – Satanás é o pai da mentira, e todo aquele que mente também tem o diabo como pai (João 8.44). Afinal, só há dois lados: o de Deus e do inimigo. É impossível servir aos dois ao mesmo tempo. Portanto, quem fala mentira não pode agradar a Jesus, pois Ele é a Verdade que liberta (João 14.6).
·        Mentir torna-se um hábito – é muito perigoso entregar-se a essa prática, pois de tanto mentir uma pessoas pode perder o controle e não parar mais. Tudo começa com uma mentirinha, depois a pessoa fica tão acostumada com isso que passa a viver imersa em mentiras maiores, e não sente mais o quanto essa prática é errada. Não seja escravo da mentira! (I Pedro 2.19b)
·        O mentiroso perde o crédito – Quem vai acreditar numa pessoa que mente toda hora? É impossível ter confiança numa pessoa mentirosa.
·        Podem ocorrer consequências graves – Há poucos anos, o país se deparou com uma triste notícia. Uma adolescente mentiu para os seus pais, dizendo que iria viajar com uma amiga; porém, na verdade, foi acampar com o namorado. Os dois foram brutalmente assassinados, e toda a família sofreu com o que aconteceu a esses jovens. Provérbios 16.25 nos diz: “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte”. Nesse caso, a mentira literalmente conduziu à morte. Pense bem, o que é pior: receber um não de seus pais ou ter a vida tragicamente interrompida?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário