// TESTEMUNHO \\


Hoje vamos falar sobre o destino da sua alma e com a sua proximidade com Deus. E isso é muito sério, porque como Jesus mesmo disse, de nada adianta para um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Pense na seriedade desse assunto, no valor que ele tem em relação à sua eternidade e peça para que Deus fale com você, no mais profundo do seu coração.
            Testemunho do pastor Davi:
Antes da salvação da minha alma eu procurei, Deus sabe o quanto! Eu pedi, eu me entristeci imaginando qual seria o destino da minha alma, sabendo que eu não era bom e santo o suficiente para entrar nos céus. Isso tudo começou a partir do momento que meus olhos se abriram e eu entendi que o lance de "Aceitar Jesus" que é o que mais acontece nas igrejas evangélicas é na maioria das vezes, algo que não salva a alma de uma pessoa. Não é atoa que essa coisa não existe na Bíblia! Você nunca vê Jesus dizendo "quem quiser ser salvo vem aqui na frente!". Na minha vida eu "aceitei Jesus" 4 vezes, em todas elas pensando que eu estava literalmente trocando o meu constrangimento e a minha ida até a frente pela salvação. Que loucura! Como se Deus precisasse de mim! Como se eu pudesse comprar algo de valor infinito com meu simples constrangimento de homem pecador! Pois hoje meus irmãos, agora, o Senhor me revelou o caminho da salvação e me mostrou a VERDADE, tão difícil de se encontrar nos dias de hoje em que nunca o joio e o trigo estiveram tão misturados. Eu posso afirmar com toda certeza de que só de estar lendo essas palavras você é imensamente privilegiado por Deus porque direi a verdade que poucos, poucos encontram. Como Jesus disse "Estreita e a porta e apertado o caminho que conduz à vida. E POUCOS são os que a encontram. Mas larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à destruição e muitos são os que passam por ela.
Percebam irmãos, que tal homem importante tem a mesma dúvida que muitos, muitos de nós temos e anseiamos por entender: "Como ser SALVO?!". E ele pergunda isso para Jesus, chamando ele inclusive de "bom mestre". Jesus responde: "Por que você me chama bom?", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
A resposta de Jesus parece não ter a ver com a pergunta não é? Afinal, o jovem perguntou "como ser salvo". Mas na verdade meus queridos Jesus já estava querendo ensinar algo para esse homem. A gente vai entender melhor quando chegar no finalzinho. Continuando, Jesus diz: Você conhece os mandamentos: 'Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe'.
Isso que Jesus citou são parte dos 10 mandamentos. Esses mandamentos são muito chamados na Bíblia de "Lei". É como se fosse o padrão de bondade e retidão que Deus espera de nós. O que Jesus está fazendo não é dizer "obedeça os mandamentos e você será salvo", apenas está apresentando o padrão de bondade que Deus espera de nós para ter uma resposta dele em relação a isso. O jovem diz: "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele. Mas Jesus lhe mostra que na verdade não! Ainda faltava uma coisa para ele obedecer todas as coisas: Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me".  O que eu quero que vocês entendam meus irmãos é que em todo momento Jesus não está falando apenas da riqueza material. Muito mais que isso! Ele está falando da riqueza que aquele jovem pensa ter em relação à Lei de Deus, os 10 mandamentos! A riqueza desse jovem é a JUSTIÇA PRÓPRIA!!! Ele se acha bom o bastante em relação à bondade que Deus exige de nós, mas Jesus mostra pra ele o quanto ele na verdade é louco de confiar em algo tão sujo e pequeno como a sua própria justiça! Como se dissesse asssim: "Você se acha muito rico! Você não vê que na verdade é um pobre? Que na verdade tenta depender de si mesmo para conseguir a sua própria salvação?". Na sequência, por ver a resposta do jovem, Jesus ainda diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico (em justiça própria) entrar no Reino de Deus! Porque a nossa justiça para Deus é como um trapo de imundície (como a própria Palavra nos diz)! Agora vocês entendem porque Jesus começou dizendo pra ele que "ninguém é bom se não o Pai?" pra começar a ensinar pra ele que ele é mau e que a justiça dele é como um trapo imundo! Assim somos eu e você meus queridos! A nossa justiça, a nossa bondade diante de Deus é um trapo imundo! Até quando fazemos boas ações temos pensamentos, desejos e intenções impuras no nosso coração! Deus não olha a nossa aparência, Ele olha o CORAÇÃO, e o meu e o seu é desesperadamente corrupto como diz Jeremias 17:9! E agorA? O que a gente faz? Os que ouviram o que Jesus disse parece que entenderam tudo isso que eu falei até agora e ainda se assustaram e apelaram pra Jesus: "Jesuss! Se é assim, então quem, QUEM será salvo? Porque todo mundo, todo ser humano na face da Terra é rico em justiça própria! Já nasce assim! Acha que é bom demais, que não faz mau pra ninguém, que merece as coisas do Senhor.... têm um coração duro demais para se humilhar diante do Senhor como quem realmente são. Então Se for assim Jesus, QUEM, QUEM SERÁ SALVO?". Jesus responde: Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
Glória a Deus. É necessário que alguém seja justo (reto) diante da Lei para entrar no céu. Nem com a justiça do mundo INTEIRO uma pessoa poderia entrar no Céu meus queridos. Nem com a minha, a sua e a do mundo inteiro somado. NÃO seria suficiente. NUNCA! Não chegaria nem perto do necessário. E agora? É impossível qualquer um de nós sermos salvos! Impossível pq nunca seremos bons o suficiente. Sabe o que Deus pode fazer? O IMPOSSÍVEL! Fala com Ele e pede porque de alguma forma Ele pode fazer o que é impossível para nós, porque nunca seriamos bons o bastante. A maneira que Deus faz o impossível é pegando a justiça do Filho dEle, Jesus, e colocando sobre a sua vida, no lugar da sua justiça própria nogenta. No lugar dela Deus coloca uma coisa linda, plena, perfeita, santa e maravilhosa que é a Justiça do Cordeiro Santo, a justiça do Seu próprio Filho. A Justiça santa e pura daquele que por amor tomou sobre si a nossa justiça pecaminosa e suja e MORREU no nosso lugar por conta dela. Pela justiça do Filho de Deus SIM, meus irmãos, alguém pode ser salvo! Só essa é suficiente! Jesus foi reto o suficiente e viveu de maneira pura e santa, agradando o Pai até o fim! O que a justiça do mundo inteiro somada não faz, a de Cristo JESUS faz, porque Ele é SANTO! É por isso que Ele é o ÚNICO CAMINHO PRA DEUS! Aleluia!!!!
Mas ainda existe uma coisa meus queridos. Ainda existe um problema. Para aceitar a justiça de Cristo você deve deixar a sua. Isso é morrer pra viver. "Aquele que quiser achar a sua vida, perdê-la-á". A primeira etapa para receber a justiça de Cristo é morrer com Ele. Porque a sua justiça matou ele... então morre junto com ele naquela cruz. Se crucifica junto com ele. Dói! Vai doer mesmo, mas você vai viver, vai valer a pena... sabe porque? Porque se você morre com Ele, você também ressucita com Ele. E vai pra DIREITA do Pai junto com Ele, porque é isso que a justiça dEle merece.
Chegou a hora de morrer meu amado irmão. Vamos juntos ser crucificados com Jesus? Vai doer... mas vai valer a pena. Vamos? Se entregue, entregue a sua justiça própria e reconheça quem você realmente é, diante de Deus, sem hipocrisia. É necessário se submeter a essa justiça, amado. Estabelecer a sua própria justiça é loucura, com ela ninguém será salvo. Que o Senhor Jesus abençoe infinitamente a vida de vocês meus queridos. Deus sabe, eu amo vocês e pra mim é uma honra receber presentes do Pai para compartilhar com vocês.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

“Tá ligado?”

     Foi essa a pergunta que um homem me fez, certa vez, quando me dava direções de como sair dirigindo do bairro onde eu estava. Ele queria saber se eu estava prestando atenção ao que ele falava.
         Não é um quadro comum no dia-a-dia adolescente estar “ligado” (atento) na hora de ouvir os pais. Grande parte prefere sair da presença dos pais, quando eles estão falando algo ou dando orientações.
        A Bíblia ensina que para ser bem-sucedido, um filho precisa prestar atenção, demonstrar disposição mental para compreender palavras e intenções: “Atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções... Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo” (Pv 4.20,22)
         Estar atento e inclinar o ouvido é o mesmo que obedecer. Filhos desobedientes são pessoas difíceis de se ajustarem e de se consolidarem na vida social.
        Se você deseja ser um adolescente abençoado, comece a prestar atenção e a obedecer aos sábios conselhos das pessoas que mais amam você neste mundo: seus pais.
    Em Efésios 6.1-3, Paulo fundamenta o imperativo “obedecei” em três pontos básicos:
       1) A obediência filial é obediência ao Senhor. Paulo, ao referir-se ao relacionamento entre pais e filhos num lar cristão, afirma: “sede obedientes a vossos pais no Senhor”. Isso significa que o cristão, na condição de filho, quando se submete à autoridade de Deus e obedece à sua Palavra, faz da obediência aos pais um serviço (culto) a Deus.
        2) A obediência filial é algo natural: “...porque isto é justo”. Toda e qualquer sociedade humana toma como correto que os filhos devem respeitar e obedecer aos pais.
       3) A obediência filial está expressa na lei divina: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)”, diz Paulo. A ordem é colocada como o primeiro mandamento, no sentido de sua importância básica para a educação dos filhos, e não por sua posição no Decálogo”.
       Você já honrou aos seus pais, hoje? Isto é, você foi um filho obediente e amoroso?
      Olhando pelo prisma paterno, de quem dá a vida pelos filhos, não há ocasião em que eu me sinta mais feliz e realizado do que quando percebo que meus filhos estão atentos às minhas orientações e dispostos a seguir conselhos sábios. Eu me sinto honrado.
       Você, adolescente cristão, tem o privilégio de fazer com que seus pais sejam abençoados e realizados. Confie neles, ouça sua opinião, disponha-se a obedecer. No final, tome posse da promessa divina: “para que te vá bem...”

“Tá ligado?”

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

PARA ATINGIR A VERDADEIRA BELEZA


I – Cuidar da saúde física – I Coríntios 6.19

- Exercícios físicos.
- Boa alimentação – o que é muito irregular na adolescência: comem depressa demais, refrigerantes, sanduíches, expõem-se ao sereno – gripam-se facilmente, mas não gostam de tomar remédios.
- Bons hábitos de sono.

II – Cuidar da saúde mental – Provérbios 16.16

- Boas leituras- Timóteo 4:13; Boas músicas – Salmos e hinos espirituais; Bons pensamentos – Filipenses 4.8; Boas conversações – I Coríntios 15.33.

III – Cuidar da vida social – Salmo 133.1

- Evite os maus companheiros – Gálatas 6.7; Não adote seus hábitos – Êxodo 23.2; Não vá com a onda – Êxodo 34.12; Um pecado leva a outro – Salmo 1.1; Corrompem as boas maneiras – I Coríntios 15.33; Há desigualdade no jogo – II Coríntios 6.14-17; Conserve-se puro, imaculado – Tiago 1.27; Não seja invejoso – Provérbios 24.1; Lembre-se de sansão – Juízes 16.4,19,20.

IV – Cuidar da saúde espiritual – Romanos 8.6

- Hábitos de oração – I Tessalonicenses 5.17; Hábitos de leitura da Bíblia – Deuteronômio 17.19; Fidelidade à igreja – “Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor” (Salmo 122.1); interesse, participação e assiduidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

* DEPRESSÃO *


 A depressão, vazio da alma e outras definições são sensações que afetam todas as idades e classes sociais. A sociedade pós-moderna, mergulhada em sua melancolia, vê-se refém da indisposição, inclusive, para hábitos antes prazerosos. Essa frieza pela vida tem suas conseqüências. Parte delas são estampadas nas páginas de jornais e revistas, mas o que se prevê para as próximas décadas são efeitos cada vez mais alarmantes da falta de perspectiva de vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estudo encomendado pela Federação Mundial para a Saúde Mental, estima-se que 121 milhões de pessoas (mais que a população do México, em termos comparativos) sofram com a depressão em todo o mundo. No Brasil, são 17 milhões que enfrentam a doença, nem sempre fácil de ser diagnosticada. Ainda segundo a OMS, 75% dos entrevistados no País nunca receberam um tratamento adequado.
A depressão não diagnosticada e, portanto, não tratada, abarca o suicídio. Pelo menos é o que afirmam especialistas: 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva. Nos últimos anos, a taxa das pessoas que tiraram a própria vida aumentou 56,9%, sendo aproximadamente 2 mil o número de jovens que tentaram suicídio. Outras mazelas sociais, como o uso de drogas, seguem a lógica da infelicidade. Não são poucos os caso de pessoas que buscam satisfação nos entorpecentes. O Ministério da Saúde estima que existam hoje 600 mil usuários de crack e tenta, em medida desesperada, dobrar o número de leitos dos hospitais gerais a fim de receber dependentes químicos. A medida faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado em maio desse ano.
Os fatos revelam que o Brasil precisa encontrar a felicidade, mas sabemos que só há um caminho. Esse norte, que levará a Pátria aos mananciais de águas tranqüilas, precisa ser apresentado com urgência a fim de que cânticos de júbilos surjam nos lábios de nosso povo. POR UM BRASIL VERDADEIRAMENTE FELIZ  é mais que um tema de campanha. A frase lança um olhar sincero aos brasileiros e constata o clima de tensão em cada homem, mulher e criança. Ela também é o complemento de uma ação (faço isso por aquilo) e por isso não se sustenta sozinha. Não se sustentará sem antes nos engajarmos na missão, gerando atitudes que resultem em libertação, restauração e a chegada do ano aceitável do Senhor. Esse é o nosso desafio. Você estará conosco? 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

MÚSICA SECULAR



Muitos perguntam:
– Posso ouvir música secular?
– Deus se importa com isso?
– É pecado curtir música secular?

Só para responder rapidamente essas três perguntas:

1. Pode-se ouvir música secular. Pode se jogar na frente de um caminhão. Pode-se até ir para o inferno, se quiser (existe vida além do “pode ou não pode”).

2. Claro que Deus se importa com isso.

3. Não, não é pecado curtir música secular. Mas também não é pecado atravessar a rua de olhos fechados, só que isso não é muito bom.
Primeiramente, não gosto de dizer se pode ou não pode, criando uma aparência de regras e correndo o risco de virar religioso. Acho muito raso e imaturo a atitude de querer colocar regras em tudo. Existem muitas coisas nesta vida cristã que podemos fazer, as quais não são muito boas ou não fazem nada por sua vida espiritual, mas ao mesmo tempo não podemos dizer, enfaticamente, que são pecados. A música é uma delas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

PERDOAR ME ALIVIA


            Ninguém está livre de ser machucado alguma vez na vida. Caímos, esbarramos, damos topadas, levamos tombos feios e arranhões, mas depois tudo sara. Nosso corpo está preparado para isso.
            Nossa vida emocional também pode ser afetada. Podemos ser alvo de fofocas, calúnias, difamações, críticas duras, injustiças ou da inveja de alguém. Cada ofensa que sofremos produz um machucado, que podemos chamar de mágoa ou ressentimento. É normal passar por isso.
            Assim nosso corpo precisa de curativos, nossa alma precisa de um poderoso remédio contra essas feridas. Ele não se compra em farmácias; é produzido pelo amor de Deus na nossa vida: o perdão.
            O perdão é um sentimento que surge em nossos corações quando preferimos dar mais valor a uma pessoa do que às ofensas que ela dirigiu a nós. Em vez de prestarmos atenção no que ela nos fez, nós escolhemos perceber o quanto ela é importante para Deus. Perdoar é reconsiderar, colocar uma pedra em cima de um assunto, começar do zero. É não ter nenhum tipo de sentimento negativo contra quem nos ofendeu.

Por que devo perdoar?

            O perdão une as pessoas, pois aplaca a ira e põe um fim às discórdias. Deus nos mandou que perdoássemos uns aos outros porque Ele nos perdoou.
            A palavra de Deus nos diz que, se quisermos ser perdoados por Deus, devemos perdoar ao próximo (Mateus 6.12). perdoar é um requisito importante para quem quer ter uma vida abençoada e próspera.

Mas foi ele quem começou...

            O Senhor também nos ensina que não só o ofensor deve pedir perdão, mas também aquele que foi ofendido (Mateus 5.23,24). Mesmo que você seja vítima, esteja sendo injustiçado e não tenha feito nada de errado para aquela pessoa, você deve ir até ela para que haja conserto.
            Isso é uma atitude de humildade, que demonstra o quanto você quer que fique bem.

            Quando falamos que devemos perdoar uns aos outros, não estamos falando apenas de briguinhas bobas entre amigos, ou uma fofoca que espalham por aí. Infelizmente, nos nossos dias coisas muito mais graves acontecem e também precisam do perdão.
            As pessoas se revoltam contra os assassinos e os bandidos em geral, e acreditam que eles não merecem perdão. Mas, não é isso que a Bíblia diz. Jesus é capaz de transformar a vida de qualquer pessoa, e lavar o pecado mais imundo. Basta que o pecador se arrependa e aceite a Cristo (Isaías 1.18).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

E AÍ, BELEZA?

             
             “Tô estressado!”. Essa expressão virou moda. Acho que você já perdeu a conta do número de vezes que já ouviu alguém dizer isso, não é? Nem os adolescentes escapam! Até eles estão sobrecarregados com dezenas de atividades e com a cabeça lotada de informações que não conseguem assimilar direito.
            O mundo atual é uma verdadeira loucura: as ruas estão sempre engarrafadas, as pessoas correm de um lado para o outro, muito atarefadas e sem tempo para nem mesmo se alimentarem direito. A violência estampada nos jornais todos os dias: são centenas de assassinatos, roubos, abusos, que aterrorizam a população, gerando medo, desconfiança, angústia e muita tensão.
            As pessoas descrentes vivem tensas porque seus corações não têm paz. Bem que elas queriam ter por isso saem às ruas pedindo por ela. O fato é que elas não sabem o que significa viver pacificamente. A paz verdadeira não é adquirida por meio de passeatas, pois só Jesus pode dá-la. Ela habita no coração de quem crê Nele mesmo nas maiores adversidades.
Formas erradas de liberar a raiva
      Quem não conhece Jesus ainda não está liberto do pecado, por causa disso, expressa a raiva de maneira incorreta. Como cristão, você deve vigiar para não agir como o mundo agiria normalmente. Você deve eliminar da sua vida coisas como:
            Palavrões – quem fala palavrão, se sente aliviado, pois tem a impressão de que liberou a raiva naquele momento. Mas esse tipo de linguagem é feio e não faz parte da boa educação, nem mesmo da dos ímpios. Essas palavras contêm fortes conteúdos sexuais, vulgares. Além disso, Deus condena o uso de palavrões (Efésios 4.29).
            Gritarias – A raiva faz com que as pessoas se alterem. O tom da voz aumenta, e o bate-boca está garantido. Geralmente isso não leva a nada, só aumenta a tensão. E, claro, não agrada a Deus (Efésios 4.31).
            Vingança – O desejo de vingança faz parte de nossa natureza. A gente se sente prejudicado e quer devolver na mesma moeda para o outro. Querer se vingar significa desejar ver o outro passando pela mesma aflição que nos fez passar. Deus é totalmente contra essa atitude e nos aconselha a devolvermos o mal com bem (Romanos 12.21).

Agindo certo

            A Bíblia nos ensina a agirmos corretamente, caso experimente momentos de ira:
            Não peque – Pecar é errar o alvo. Toda vez que nos desviamos do que é agradável a Deus, estamos pecando. Raiva não é justificativa para pecar (Efésios 4.26a).
            Não guarde a ira – Se alguém fez algo que você não gostou, e vocês chegaram a discutir, não deixe que isso tome proporções exageradas ou venha a se estender. Resolva a situação o mais rápido possível para que amarguras e ressentimentos não criam raízes (Efésios 4.26b).
            Não dê lugar ao diabo - O inimigo se aproveita das brechas que abrimos. A ira nos deixa vulneráveis ao ataque do diabo e, se não vigiarmos, ele toma conta (Efésios 4.27).
            Perdoe – Não há remédio melhor do que o perdão. Ele tem o poder de curar as feridas e cessar qualquer contenda. Não coloque mais lenha na fogueira da ira, mas apague o fogo com a “água” do perdão (Efésios 4:32).

Você foi chamado e escolhido para ser um agente da paz. Não de uma paz qualquer, mas da verdadeira paz, que é dada por Jesus. O mundo precisa ver a diferença em você. Por isso, não alimente contendas, vinganças e fofocas. Nas escola ou na sua rua, afaste-se das brigas. Não crie vínculos com pessoas que só se metem em confusões, pois você acabará sendo uma delas. Mostre para os seus amigos que você tem a paz que eles precisam. 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Verdade, um papo sério

             
            A mentira é fruto da natureza pecaminosa do homem, a carne, que o leva a cometer todo tipo de perversidade. Infelizmente, mesmo depois da conversão, essa natureza permanece no homem, isto é, se ele não tomar cuidado, pode cair em pecado.
            Por isso, o crente deve ter uma íntima comunhão com o Senhor e dar lugar para o Espírito Santo agir em seu coração constantemente. Caso contrário, a carne o domina, e ele continua fazendo um monte de coisas que não agradam a Deus. Ele nos ordena que vivamos uma vida limpa, transparente e honesta, para que sejamos um bom testemunho para este mundo corrompido (I Pedro 2.12).

Saiba por que mentir não vale a pena

·        Mentir tem perna curta – alguns mentirosos conseguem sustentar até certo ponto, porém são traídos pela própria mente: o comportamento de mentira produz ansiedade, que é responsável por dar aquele “branco”, ou seja, não nos deixa lembrar daquilo que desejamos. Logo surgem as contradições, e o mentiroso é desmascarado. A Bíblia nos diz que, uma hora ou outra, o nosso pecado nos acha (Números 32.23).
·        Pequenas mentiras, grandes estragos – aquela “mentirinha” boba, que você acha que não tem nada a ver também é pecado. Mentira é mentira, não importa a situação ou o nível em que ela se encontra. É como uma pequena bola de neve no topo de uma montanha: quanto mais avança, maior fica, produzindo uma tremenda avalanche.
·        Quem mente é adotado pelo diabo – Satanás é o pai da mentira, e todo aquele que mente também tem o diabo como pai (João 8.44). Afinal, só há dois lados: o de Deus e do inimigo. É impossível servir aos dois ao mesmo tempo. Portanto, quem fala mentira não pode agradar a Jesus, pois Ele é a Verdade que liberta (João 14.6).
·        Mentir torna-se um hábito – é muito perigoso entregar-se a essa prática, pois de tanto mentir uma pessoas pode perder o controle e não parar mais. Tudo começa com uma mentirinha, depois a pessoa fica tão acostumada com isso que passa a viver imersa em mentiras maiores, e não sente mais o quanto essa prática é errada. Não seja escravo da mentira! (I Pedro 2.19b)
·        O mentiroso perde o crédito – Quem vai acreditar numa pessoa que mente toda hora? É impossível ter confiança numa pessoa mentirosa.
·        Podem ocorrer consequências graves – Há poucos anos, o país se deparou com uma triste notícia. Uma adolescente mentiu para os seus pais, dizendo que iria viajar com uma amiga; porém, na verdade, foi acampar com o namorado. Os dois foram brutalmente assassinados, e toda a família sofreu com o que aconteceu a esses jovens. Provérbios 16.25 nos diz: “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte”. Nesse caso, a mentira literalmente conduziu à morte. Pense bem, o que é pior: receber um não de seus pais ou ter a vida tragicamente interrompida?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Sem medo de ser diferente

             
            O plano de Deus para você é nada menos do que um novo coração. Se você fosse um carro, Deus controlaria seu motor. Se fosse um computador, Deus controlaria seu software e o disco rígido. Caso fosse um avião, Ele se sentaria na cabine do piloto. Mas como você é uma pessoa, Deus quer trocar o seu coração. “E vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4.23,24).
            Você já viu algum desfile de alta costura na televisão? Os grandes estilistas criam roupas super-exóticas, que são as tendências da moda naquela estação. Chegam a ser esquisitas, e a maior parte delas não serve para ser usada no dia-a-dia. tem muita gente que faz confusão com a ideia de ser diferente. fazer diferença não é ser esquisito e é muito mais do que vestir uma camisa amarela em meio a milhares de camisetas vermelhas.
            Fazer diferença é fazer falta, ser indispensável. Comida sem sal é muito ruim, pois fica sem gosto. Assim também deve ser o cristão, o sal da terra para temperar este mundo, que é sem sabor e cheira à morte (Mateus 5.13).
            Um grande equívoco é o de que fazer a diferença é separar-se completamente das pessoas não crentes. Infelizmente, muitos crentes se acham santos demais e não são simpáticos, agradáveis... consideram-se melhores do que os outros que não têm Jesus no coração.
            Essa conduta não condiz com a vontade de Deus; pois, se nos distanciarmos das pessoas, como elas conhecerão o amor de Deus em nós? Muito pelo contrário, quem tem atitudes de “santarrão” só consegue afastar mais ainda o pecador que precisa aceitar a Jesus, pois ele dirá: “Ser crente como esse aí? Não quero, não!”.
            E você, também tem se esforçado para ser um referencial na sua geração? Romanos 12.2 diz que não devemos nos conformar com este mundo, ou seja, não ser como ele é.
·        Na escola – Como você tem andado no colégio? Seus amigos sabem que você é um cristão, ou você é o famoso 007, agente secreto de Deus? Você se assenta na roda dos escarnecedores e se mistura com colegas que não têm bom comportamento para fazer o que eles fazem? Você fala de Jesus para eles? Seus professores têm coisas boas ou ruins para dizer a seu respeito?
·        Em casa – Seus pais podem ter confiança em você? Você os obedece mesmo quando estão vendo? Você demonstra gratidão e ajuda nas tarefas domésticas, ou deixa tudo para seus pais fazerem? O que os vizinhos pensam a respeito das suas atitudes? Você tem sido exemplo de boa educação?
·        Modo de falar – Palavrões fazem parte do seu vocabulário? Sua maneira de falar é doce e suave como a de Jesus, ou autoritária e arrogante? Você fala gírias (das quais muitas vezes nem conhece o significado) em excesso?
·        Vestuário – Suas roupas proclamam a glória de Deus ou os contornos do seu corpo? O que o Espírito Santa acha das roupas que você anda vestindo? Suas roupas podem ser lindas, mas também devem ser limpas, bem cuidadas e descentes. Você não anda exagerando na maquiagem, ou usando roupas rasgadas demais?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Posso, mas não devo!



O domínio próprio e a autodisciplina são fatores-chave em qualquer sucesso que você deseja alcançar nesta vida. Sem autodisciplina provavelmente não vai conseguir nada realmente valioso. O apóstolo Paulo percebeu isso quando escreveu: “Todo aquele que luta, em tudo se domina. Eles para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, a incorruptível” (I Coríntios 9.25). Se quisermos alcançar verdadeira liberdade, precisamos de domínio próprio. O filósofo grego Epíteto estava certo quando disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”. Jesus o expressou nestas palavras: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8.34).
Se você fosse convidado para ir à praia, o que você usaria? Uma roupa de banho ou um traje de gala? A maioria escolheria a roupa de banho. Mas, se você optasse pelo traje de gala, estaria cometendo algum delito? Não. Só que ficaria super engraçado, pois a roupa não combinaria com o tempo e o ambiente.
Todos têm a capacidade de perceber quando algo está errado, até mesmo as crianças. Mês existem algumas coisas que ultrapassam o poder e o não poder, o certo e o errado. Como acabamos de falar, você pode ir à praia de vestido longo. E por que não? Mas a questão é: você deve?
Assim também é a vida cristã. Existem atitudes que não convêm, pois não combinam, não são apropriadas para aqueles que dizem ser de Jesus. Para agradar a Deus é necessário ter discernimento, ou seja, saber fazer diferença entre o que deve e o que não deve ser feito.
Isso é super importante, pois quando falamos sobre pecado tendemos a visualizar coisas que causam consequências mais graves, como adultério, roubos, homicídios, etc. só que, muitas vezes, são as pequeninas coisas que enfraquecem nosso relacionamento com o Senhor, aquelas sobre as quais dizemos: “Não tem nada a ver!”
O famoso “nada a ver”, infelizmente, tem levado muitos jovens à ruina espiritual e, por vezes, à física. É uma verdadeira pedra, na qual muitos têm tropeçado. Dizer “nada a ver” não é atitude de um jovem prudente. Alguns se acham muito espertos, donos da situação, inatingíveis e, por não ouvirem o Espírito Santo, são tragados pelo diabo.
Veja alguns exemplos de atitudes que não têm “nada a ver”, mas que têm prejudicado a vida de muitos:
  • Ficar – Pode? Pode sim, mas esteja preparado para as mágoas e os ressentimentos que essa prática causa. Além disso, vá se conformando com a ideia de ser usado ou usar uma pessoa e depois ser tratado como se nada tivesse acontecido. Também esteja ciente de que Deus não gostaria nada, nada de ver Seu templo sair por aí beijando várias pessoas sem o menor compromisso, amor e fidelidade. Sem falar na atualíssima “Doença do Beijo” e outras coisas mais que podem acometer a quem se entrega a tal prática. E então? Você deve rejeitar ao “ficar”, ou ainda acha que não tem nada a ver?
  • Sair para balada – As matinês e certos shows estão sempre lotados de adolescentes que querem curtir a vida e a juventude. Pena que fazem isso da pior maneira possível. Em alguns locais, longe dos olhos ficais, há venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, além do uso de drogas e da prostituição. Os ritmos das músicas embalam toda sorte de impurezas e promiscuidade. É nesse ambiente que você deve estar? Certamente, não!
  • Brincadeirinhas... – Que adolescente gosta de zoar, a gente já sabe. Mas em tudo deve haver moderação. Tem gente que perde a linha e faz um monte de brincadeiras sem-graça com os colegas, que podem se sentir magoados e ressentidos por serem alvo de piadas. Enganar alguém para ter satisfação pessoal pode ser muito engraçado, mas não é conveniente.
O segredo de uma vida cristã abençoada não é ficar preocupado, fazendo uma lista do que pode ou não ser feito, mas sim estar sempre ligado com o Senhor e andar em sabedoria, para discernir o que convém ou não para um servo de Deus.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (0)

Tudo a ver com Jesus...

 


A imitação é o princípio básico da aprendizagem. Algumas habilidades se tornaram possíveis para nós porque um dia alguém nos mostrou como fazer: pentear o cabelo, vestir-se, escrever, etc.
A vida cristã funciona de maneira semelhante. Buscamos alcançar a perfeição, imitando o único Homem que viveu aqui perfeitamente: Jesus. Ele fez questão de ser um referencial para todos nós; e, mediante o exemplo de Jesus, podemos crescer espiritualmente.
Porém Ele deseja que, da mesma maneira, sejamos referenciais não só para o mundo, mas também para os que professam a mesma fé. Ter uma vida com Deus é ter bom testemunho. Seja um referencial na sua geração e marque a vida das pessoas com seu exemplo de vida. Que você possa dizer como o apóstolo Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo” (I Coríntios 11.1).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Users' Comments (1)